Guia de Estudos

♣ Guia de Estudos para Iniciantes ♣


Retirei esse conteúdo do Site Grimório da Luna e pra você que é iniciante como eu, esse texto vai servir bastante!

Não é segredo nenhum que para aprender algo nós precisamos primeiro estudar e para estudar corretamente é preciso se organizar, ainda mais quando o objeto de estudo é tão complexo quanto a wicca. Eu sei que no começo existem diversas dúvidas sobre livros, sites e etc. (meu e-mail tá lotado de perguntas assim), então eu decidi dar algumas dicas para quem tá começando a trilhar o caminho dos deuses.

1. Aprenda o que é magia, o que é xamanismo e religiões matrifocais antigas: essa é a base da religião wicca (resgatar esses hábitos pagãos antigos), alguns livros que trazem uma visão bem interessante sobre isso são: Guia essencial da bruxa solitária (no primeiro e no terceiro capitulo), A bruxaria saindo das sombras (capitulo 3). A verdade sobre a bruxaria moderna (toda a primeira parte de magia popular), Magia natural (todo o livro), entre outros.

2. Aprenda o que é wicca, seu inicio e desenvolvimento: isso te ajuda a compreender porque existem diferentes tradições na wicca e etc. recomendo livros como A bruxaria saindo das sombras (capitulos 1 e 2), A verdade sobre a bruxaria moderna (capitulo 7), A moderna feitiçaria (todo livro), Wicca para todos (capitulo 1), A bruxaria hoje (todo o livro), A dança cósmica das feiticeiras entre outros.

3. Deidades reverenciadas na wicca: Essa parte é um pouco complicada, primeiro é bom que vcs relembrem o que estudaram no primeiro tópico sobre as religiões matrifocais e etc. Depois é bom que vocês pesquisem sobre as primeiras deusas reverenciadas (se possivel vejam suas histórias e panteões como os que tem aqui no blog). Depois é que vocês partem para a visão wiccana da deusa, aí eu recomendo Guia essencial da bruxa solitária (capitulo 2), A bruxaria saindo das sombras (capitulo 5), A verdade sobre a bruxaria moderna (capitulo 8), Wicca para todos (capitulo 2), entre outros. Também é bom que vcs entendam todas as referências e modos de ver a deusa e o deus na wicca, não pulem esse tópico até compreenderem totalmente.

4. Práticas wiccanas em geral: essa parte você vai estudar sobre práticas comuns a todas as tradições, como os instrumentos utilizados, o circulo mágico, Sabbaths, Esbaths e etc. Recomendo A bruxaria saindo das sombras (capitulos 6, 7 e 8), A verdade sobre a bruxaria moderna (capitulo 11 ao 17), Wicca para todos (capitulo 3 ao 6), A bruxa solitária (todo o livro), Guia essencial da bruxaria solitária (capitulos 4 ao 9). Depois desse tópico você já deve ser capaz de saber a grande maioria das crenças, conceitos e utilidades da wicca.

5. Essa é a parte de você se auto avaliar tudo que aprendeu e refletir se você quer mesmo continuar, se sim, está na hora de realizar as primeiras práticas sozinho. Você pode primeiro comemorar Sabbaths e depois alguns Esbaths (pode seguir instruções em livros "neutros" como o Guia essencial da bruxa solitária e A bruxa solitária).

6. Nessa parte você deve ainda continuar algumas práticas sozinho, mas já é hora de começar a distinguir as tradições wiccanas. No livro A verdade sobre a bruxaria moderna no capitulo 10 tem uma boa mostra, aqui no blog também tem algumas especificações de algumas tradições. Cada tradição tem um tipo de autor, que dependendo da sua escolha de tradição você deve adotar, por exemplo, se eu me identifiquei com a wicca gardneriana eu vou ler livros do Gerald Gardner mais especificos sobre a tradição, agora se eu gostei da fairy wicca, eu vou ler livros da Ellen Dugan. Não se preocupem, escolhendo uma tradição, os principais autores dela aparecem em uma pesquisa simples no google, basta verificar a credibilidade do autor.

7. O último passo é a iniciação, você não precisa saber tudo (ninguém sabe tudo), você só deve conhecer os principios, os dogmas, as divindades, a magia natural e ter escolhido que tradição seguir. Se for uma tradição comece a procurar um coven para se integrar ou crie um com esudantes como vc com a mesma escolha de tradição, mas se escolher ser um bruxo solitário você pode encontrar rituais de iniciação em livros especificos como o próprio Guia essencial da bruxa solitária.

  Todo esse processo leva um tempo, não se pressionem para acabar logo. Leiam no ritmo do aprendizado e não queiram ler todos os livros de uma vez, o ideal é assim, um capitulo de cada relacionado ao assunto estudado. Que a deusa iluminem suas mentes, suas almas e purifique seus corações. Tenham força, virtude e perseverança, mas o mais importante tenham paciência, afinal mistérios não são revelados todos de uma vez.
 Também recomendo vocês a lerem livros fora esses do roteiro que os ensinem coisas como herbologia, divinação e etc. Procurem sempre em livrarias por autores confiavéis, não façam práticas que vocês ainda não compreendam, busquem cursos na área da wicca ofericidos por instituições sérias, palestras, videos e etc. Conhecimento nunca é demais, mas lembrem-se, nós passamos a vida inteira aprendendo.  ​

0 comentários:

Postar um comentário

A Blogueira

A Blogueira
Olá! Meu nome é Chiara, mais conhecida pela internet por Hécate! Tenho 23 anos e pratico Bruxaria natural há pouco mais de 1 ano. E estudo desde meus 19 anos de idade! Criei este blog para estudos , se quiser se juntar ao meu recanto mágico venha, e estude comigo! Seja Bem Vindo(a)! <3

Divulgue nosso Blog!

Meu Grimório Mísico

Postagens Populares

Varrendo as energias negativas!

Varrendo as energias negativas!


O que é ser Bruxa...

O que é ser Bruxa...
"É gente muito estranha as Bruxas. Gente de coração desarmado, sem ódio e preconceitos baratos. Gente que fala com plantas e bichos. Dança na chuva e alegra-se com o sol. Cultuam a Lua como Deusa e lhe faz celebrações... Eh!!Gente muito estranha essas Bruxas. Falam de amor com os olhos iluminados como par de lua cheia. Gente que erra e reconhece, cai e se levanta, com a mesma energiadas grandes marés, que vão e voltam em uma harmoniosa cadência natural. Apanha e assimila os golpes, tirando lições dos erros e fazendo redentores suas lágrimas e sofrimentos. Amam como missão sagrada e distribuem amor com a mesma serenidade que distribuem pão. Coragem é sinônimo de vida, seguem em busca dos seus sonhos, independente das agruras do caminho. Essa gente, vê o passado como referencial , o presente como luz e o futuro como meta. São estranhas as Bruxas! Acreditam no poder do feminino, estão sempre fazendo da maternidade a sua maior magia e através da incessante luta pela paz!" ...E estou muito feliz por conhecer várias Bruxas, fazer parte dessa "estranheza" maravilhosa e assim, com muito orgulho, poder ser chamada de BRUXA!!!!"

Uma boa bruxa sabe mexer com oráculos! ;)

Uma boa bruxa sabe mexer com oráculos! ;)