quarta-feira, 25 de julho de 2018

Estudo dos Elementais - O que são os Elementais?

*ESTUDO DOS ELEMENTAIS*
O QUE SÃO OS ELEMENTAIS?
Eles são guardiões do mundo natural, preservam o equilíbrio entre o plano dos homens e seu próprio plano com sua magia elemental. São vigias das fronteiras entre esses dois universos, que se separam por uma tênue linha de vibrações energéticas.
Todos os elementais da natureza são colaboradores dos homens para a execução de diversas tarefas espirituais. Eles são os responsáveis pela proteção das energias dos planetas, universos, galáxias e sistemas. Além disso, são eles os responsáveis pela recepção dos nossos desejos e pedidos.
As energias elementais são muitas vezes invocados na Wicca e no Xamanismo para carregarem os pedidos daqueles que ritualizam e invocam os Deuses antigos.
Estes seres da natureza se relacionam com os quatro elementos: terra, ar, fogo e água. Cada um deles tem seus próprios guardiões, que agem em conjunto para proteger a Mãe Terra.
A existência dos elementais, segundo os antigos anciãos e sábios do passado, explicava a dinâmica do universo. Como seres reais, eram responsabilizados pelas mudanças climáticas e correntes marítimas, pela precipitação da chuva ou pelo fato de haver fogo, entre muitos outros fenômenos da natureza. Apesar de ser uma explicação mitológica, própria da maneira pela qual se estruturava o conhecimento na época, eles não estavam enganados. Tanto assim que, apesar de a investigação científica não haver diagnosticado a existência concreta desses seres através de seus métodos, as explicações dadas a tais fenômenos não excluem a ação dos elementais. Pelo contrário.

Os sábios da Antiguidade acreditavam que o mundo era formado por quatro elementos básicos: terra, água, ar e fogo. Não obstante, com o transcorrer do tempo, a ciência viesse a contribuir com maiores informações a respeito da constituição da matéria, não tornou o conhecimento antigo obsoleto. A medicina milenar da China, por exemplo, que já começa a ser endossada pelas pesquisas científicas atuais, igualmente identifica os quatro elementos. Sob o ponto de vista da magia, os quatro elementos ainda permanecem, sem entrar em conflito com as explicações científicas modernas. Os magistas e ocultistas estabeleceram uma classificação dos elementais sob o ponto de vista desses elementos, considerando-os como forças da natureza ou tipos de energia.
Então os elementais não possuem consciência de si mesmos? São apenas energia? Não. Os seres elementais, irmãos nossos na criação divina, têm uma espécie de consciência instintiva. Podemos dizer que sua consciência está em elaboração. Apesar disso, eles se agrupam em famílias, assim como os elementos de uma tabela periódica.
Seriam então esses agrupamentos aquilo que se chama de família? Isso mesmo! Essas famílias elementais, como as denominamos, estão profundamente ligadas a este ou aquele elemento: fogo, terra, água e ar, conforme a especialidade, a natureza e a procedência de cada uma delas.
São constituídos de uma substância etérea, absorvida dos elementos da atmosfera terrestre. Muitas vezes apresentam-se como sendo feitos de luz e lembram pirilampos ou raios. Também conseguem se manifestar, em conjunto, com um aspecto que remete aos efeitos da aurora boreal ou do arco-íris.
O QUADRANTE E SEUS RESPECTIVOS ELEMENTOS
Antes de mais nada, vamos entender como nossos Ancestrais da Arte identificaram os Elementos em cada posto cardial!
Esses Ancestrais buscavam conhecer e mapear o velho mundo, assim eles além de mapear anotavam as características de cada povo assim como as características geográficas dos mesmos. Identificando então o clima predominante e atribuindo a cada clima um Elemento para aquele hemisfério.
Iniciarei como o Norte: quanto mais ao norte eles adentravam, mais perceberam que as montanhas ficavam frequentes, assim então fizeram a ligação com o Elemento Terra.
Leste: ao irem para o Leste, em direção à Ásia, notaram que os ventos eram mais constantes e seus povos tinham os olhos puxados, uma característica genética oriunda da evolução, devido aos ventos frios, ao Leste atribuíram o Elemento Ar.
Sul: identificaram que quanto mais ao Sul ,, mais quente o clima ficava, devido a aproximação do Equador não importava a estação que estavam o Sol era predominante, seus povos tinham a pele mais morena e bronzeada por consequência deste clima, assim sendo ligaram ao Sul o Elemento Fogo.
Oeste: no Oeste é onde se localiza o vasto e até então desconhecido Oceano Atlântico, aquela abundância de águas os fizeram caracterizar com o Elemento Água. Resumindo então temos os pontos cardiais e seus respectivos Elementos:
Norte - Terra; Leste - Ar; Sul - Fogo e Oeste - Água.
Mas vale lembrar que essa correspondência cardeal veio dos Ancestrais da Arte que habitavam o continente Europeu, ou seja o hemisfério Norte de nosso Globo Terrestre, o que abre a possibilidade da Inversão dos Quadrantes, assim como a Roda dos Sabbats é alterada, devido as estações que se modificam em suas datas correspondentes em cada Hemisfério, há wiccanianos que acreditam na teoria da inversão, pois sabemos que no hemisfério Sul, cada ponto cardeal terá uma característica diferente da do Norte assim sendo no hemisfério Sul as correspondências seriam:
Norte - Fogo, Leste - Água; Sul - Terra e Oeste - Ar.
Essa Inversão é corroborada de forma cientifica e geográfica, pois o nosso Planeta sendo um globo, as características não podem ser um padrão fixo e sim deve ser definida de acordo com as características de um determinado continente ou país, em suma, a Inversão dos Quadrantes acontece como ocorre a Inversão das estações. Sabendo disso, o círculo mágico deveria ser aberto pelo Sul em nosso hemisfério e não pelo Norte .
Agora que já sabemos como os Elementos foram caracterizados à cada ponto cardeal e sua Inversão nos hemisférios, vamos aprender um pouco mais sobre cada, as características atribuídas e os dons mais comuns, que também foram frutos de observação e anotações de nossos Ancestrais.
FOGO: É a justiça, a decisão, o entusiasmo, a força que não conhece os limites, a fé em si mesmo. Os aspectos negativos deste elemento são: impaciência, intolerância, egocentrismo, injustiça, as quais devem ser controlados por meio da serenidade e meditações. As pessoas de Fogo devem moderar sua energia, cultivando a calma, a tranquilidade e a serenidade. Seu elemental é as Salamandras.
O sentido são a audição e visão, animal representante são as serpentes e a cor é a vermelha.
Para se conectar com o Elemento Fogo, basta estar com a presença de chamas.
ÁGUA: É o reino das emoções profundas, dos sentimentos, da intuição, do amor, da sensibilidade, estado emocional predominante em atitudes tomadas. Os aspectos negativos são: temores irracionais, instabilidade emocional, desamor, se magoa com extrema facilidade, os quais devem ser controlados por meio da Firmesa. As pessoas de Água devem ser firmes consigo mesmas, não se deixando levar pelas emoções e sentimentos descontrolados. Seu elemental é as Ondinas.
O sentido é o paladar, animal é o peixe e a cor é o azul.
Para se conectar com o Elemento Água procure ter perto um recipiente com água, fontes, rios, mar, cachoeira ou lagos.
TERRA: É a realidade do aqui e agora, do mundo material, a força da resistência e persistência, a forma prática de lidar com a vida, é a aparência, o potencial. Os aspectos negativos são a teimosia, apego excessivo aos bens materiais, o poder sobre os outros, apego a rotina, falata de imaginação, egoismo, os quais devem ser controlados por meio da Generosidade. As pessoas do elemento Terra devem aprender a ser generosas, sendo menos severos consigo mesmas e a repartir um pouco do que acumulam com os outros. Seu elemental é os Gnomos.
O sentido é o tato, animal é o gato e a cor marrom.
Para se conectar com o Elemento Terra esteja descalço tocando o chão ou deitado de costas.
AR: É o universo dos pensamentos abstratos, das idéias, dos ideais, é a realização através das artes, da palavra, a liberdade de expressão, a compreensão. Para os de elemento Ar o pensamento é tão real quanto qualquer objeto material. Os aspectos negativos são: a instabilidade, a falta de persistência, podem ficar mentalmente desequilibrados, excêntricos, os quais devem ser controlados por meio da Constância. As pessoas de Ar devem aprender a ser constantes, tomar resoluções e ter compromissos. Seu elemental é os Silfos.
O sentido é o olfato, animal é a borboleta e a cor é amarelo.
Para se conectar com o Elemento do Ar procure um lugar bem arejado, ou queime incensos e respire profundamente, inspirando pelo nariz e soltando pela boca.
As Energias dos Elementais são extremamente importante para os rituais de Magia, são essas Energias que irão conter energias negativas contrárias ao ritual, vão atribuir mais força e poder, por isso é importante conhecer os Elementos e suas características, pois ao realizar uma magia você poderá direcionar a força de cada Elemento para seu pedido, exemplo: digamos que estou fazendo um ritual para conseguir um emprego, com meus utensílios separados traço o círculo, faço as invocações das Divindades e Elementais, ao recitar o meu encantamento ou oração posso direcionar as energias dos Elementos da seguinte forma, "que o fogo transmute essa minha situação trazendo a luz onde há trevas, que a água leve em sua correnteza as dificuldades e o desespero, que a terra concretize e firme meu objetivo e que o ar traga-me a sabedoria e comprometimento nesse novo ciclo".
Ou seja, quanto mais conhecimento tiver e intimidade, com os Elementos e seus respectivos elementais, você saberá como direcionar e atribuir a Energia de cada qual para seus trabalhos mágicos.
INVOCANDO OS ELEMENTOS PARA O CÍRCULO MÁGICO: Como mencionei acima, os quatro Elementos são essenciais para nosso trabalho mágico, assim sendo temos que invocá-los assim como invocamos as Deidades, vou deixar aqui a invocação mais conhecida e usada comumente, mas você pode fazer a sua. Eis aqui a invocação:
"Com amor perfeito e a confiança perfeita inicio agora a abertura dos portais dos elementos!
Salve Guardiões da Torre de Observação do Sul, pelos poderes da Terra e da Criação, venham a este círculo e me abençoe!
Salve Guardiões da Torre de Observação do Norte, pelos poderes do Fogo e da Transformação, venham a este círculo e me abençoe!
Salve Guardiões da Torre de Observação do Leste, pelos poderes da Água e da Emoção, venham a este circulo e me abençoe!
Salve Guardiões da Torre de Observação do Oeste, pelos poderes do Ar e da Razão, venham a este circulo e me abençoe!"
Ao finalizar o ritual, se faz necessário despedir-se dessas Energias, você pode fazer agradecendo a presença de cada Elemento e respectivo elemental e pedindo que voltem para suas origens e que quando chamados novamente se façam presente.
PODERES, ESTAÇÕES, DONS, ERVAS E CRISTAIS ATRIBUÍDOS A CADA ELEMENTO:
TERRA: Poder - físico e criação; Estação - outono; Dom - psicometria; Ervas - arruda, cipestre e patchuli; Cristais - hematita, ônix, pirita e olho-de-tigre.
FOGO: Poder - energia e transformação; Estação - verão; Dom - Telecinesia e métodos adivinhatórios; Ervas - alecrim, angélica e sorveira; Cristais - ágata, citrino e opala-de-fogo.
ÁGUA: Poder - intuição, emoção; Estação - primavera; Dom - telepatia; Ervas - artemisia, lavanda e mil folhas; Cristais - água-marinha, lápis-lazuli e sodalita.
AR: Poder - intelecto, razão; Estação - inverno; Dom - vidência; Ervas - salgueiro, sálvia e verbena; Cristais - ametista, quartzo, turmalina.
Há quem acredite que os elementos regem os signos do zodíaco assim se você nasce sobre a influência de um determinado signo você receberá também a influência de um determinado Elemento, mas há também quem creia que você deve sentir qual é o seu Elemento, isso se faz de várias formas como meditações ou simplesmente prestando atenção à suas emoções quando está presente no espaço de cada Elemento.
Deixo aqui a lista de cada Elemento regente de seus respectivos signos:
Signos de Terra - Touro, Virgem e Capricórnio.
Signos de Fogo - Áries, Leão e Sagitário.
Signos de Água - Câncer, Escorpião e Peixes.
Signos de Ar - Gêmeos, Libra e Aquário.
Bibliografia: Luz da Serra.
Guia Essencial da Bruxa Solitária.
Wicca - A Bruxaria Saindo das Sombras.

0 comentários:

Postar um comentário

A Blogueira

A Blogueira
Olá! Meu nome é Chiara, mais conhecida pela internet por Hécate! Tenho 23 anos e pratico Bruxaria natural há pouco mais de 1 ano. E estudo desde meus 19 anos de idade! Criei este blog para estudos , se quiser se juntar ao meu recanto mágico venha, e estude comigo! Seja Bem Vindo(a)! <3

Divulgue nosso Blog!

Meu Grimório Mísico

Postagens Populares

Varrendo as energias negativas!

Varrendo as energias negativas!


O que é ser Bruxa...

O que é ser Bruxa...
"É gente muito estranha as Bruxas. Gente de coração desarmado, sem ódio e preconceitos baratos. Gente que fala com plantas e bichos. Dança na chuva e alegra-se com o sol. Cultuam a Lua como Deusa e lhe faz celebrações... Eh!!Gente muito estranha essas Bruxas. Falam de amor com os olhos iluminados como par de lua cheia. Gente que erra e reconhece, cai e se levanta, com a mesma energiadas grandes marés, que vão e voltam em uma harmoniosa cadência natural. Apanha e assimila os golpes, tirando lições dos erros e fazendo redentores suas lágrimas e sofrimentos. Amam como missão sagrada e distribuem amor com a mesma serenidade que distribuem pão. Coragem é sinônimo de vida, seguem em busca dos seus sonhos, independente das agruras do caminho. Essa gente, vê o passado como referencial , o presente como luz e o futuro como meta. São estranhas as Bruxas! Acreditam no poder do feminino, estão sempre fazendo da maternidade a sua maior magia e através da incessante luta pela paz!" ...E estou muito feliz por conhecer várias Bruxas, fazer parte dessa "estranheza" maravilhosa e assim, com muito orgulho, poder ser chamada de BRUXA!!!!"

Uma boa bruxa sabe mexer com oráculos! ;)

Uma boa bruxa sabe mexer com oráculos! ;)