quarta-feira, 3 de maio de 2017

Criando o Círculo Mágico

★ http://grimoriodaluna.blogspot.com ★


Antes de tudo temos que saber o que é um circulo mágico. Um circulo mágico é um espaço sagrado criado através da vizualização e do poder pessoal do bruxo ou bruxos envolvidos. O circulo  é um ritual muito antigo que viza criar um espaço "entre os dois mundos", criando uma proteção contra forças indesejáveis e um espaço propicio e sagrado para o encontro com os deuses e a manipulação segura de energias.
  O circulo mágico precede a grande maioria dos rituais utilizados na wicca, muitos autores citam maneiras ditas como "corretas" para se lançar o circulo. Eu, pessoalmente, acredito que não exista um forma errada de se lançar o circulo, pois este, assim como os demais rituais e aspectos da wicca, precisam principalmente de fé e personalidade e não de decorar palavras e gestos teatrais. Vocês tem que se acostumar a criar seus próprios rituais, e achar sua própria maneira de lançar um circulo é o começo. Claro que eu não estou dizendo para lançarem um circulo sem nenhum conhecimento, leiam sobre o circulo em livros como os do Scott Cunningham ou da Rae Beth, ou de outros autores respeitados no mundo pagão e montem sua forma de lançar o circulo apenas adptando o que vocês julgam ser certo. Lembre-se que o que os deuses mais apreciam são as práticas feitas de coração e alma.
  Para guiar um pouco mais eu vou citar aqui como eu geralmente lanço os meus circulos, vocês podem adaptar o ritual de vocês da forma que vocês sentirem que devem.

PREPARANDO O ESPAÇO PARA O CIRCULO
 Antes de se lançar um circulo deve-se achar o local mais propicio onde ele deva ficar, alguns wiccanos tem um espaço em suas casas reservados para formarem o circulo, outros preferem sair e lançar seu circulo ao ar livre. Independente de onde você decida lançar o circulo, o primeiro passo é desobstruir o local: fastar os movéis ou tirar pedras e outros obstaculos e etc. Depois você deve montar o altar se já não tivé-lo montado no espaço em questão. O próximo passo é a purificação do local, algumas pessoas gostam de purificar o local com incenso, eu já prefiro utilizar o velho ritual da vassoura. lembra da vassoura mágica? Pois, seu uso é essencial aqui. Você pode, literalmente varrer as más energias do espaço. Como esse é um processo de vizualização a vassoura nem precisa tocar o chão, basta você vizualizar as más energias sendo tiradas do ambiente onde se vai estabelecer o circulo. Nada impede que você utilize outro ritual de purificação.

LANÇANDO O CIRCULO
Delimite a área de seu circulo com giz, barbante ou mesmo velas, se estiver muito concentrado você o visualizará sem ajuda de nenhuma marcação terrestre. Agora marque os pontos cardeais dos elementos com representantes deles (como no altar) ou então com velas de cores que os represente. Agora acenda os incensos ou velas pedidos no ritual que se irá realizar. Alguns wiccanos abrem o circulo com o athame ou a espada, sinceramente eu não acho que isso seja o mais importante. O circulo pode ser aberto até com o seu dedo indicador, não existe problema algum nisso desde que esteja segurando ou apontando com sua mão do poder (a mão que você escreve). Você então aponta (como dedo ou athame ou espada) para o perimetro onde o circulo vai se localizar e começa a traça-lo, no sentido horário, visualizando uma esfera de tom azulado tomar forma. Enquanto você traça o circulo pode dizer algumas palavras como:"Eu crio este espaço sagrado em nome do deus e da deusa para que sirva como elo entre os dois mundos e como proteção para mim." Você deve andar em volta do circulo três vezes repetindo as palavras e visualizando o circulo se tornar cada vez mais forte, assim que acabar diga algo como: "O circulo está traçado, que assim seja!"
Agora você deve evocar os quatro elementos, dirigindo-se a sua respectiva direção e dizendo palavras de evocação aquele elemento pensando em suas caracteristicas próprias e visualizando a chegar em seu circulo. Vá do norte a oeste, no sentido horário, erguendo seu dedo ou athame e evocando.
Terra ao norte
"Terra, que frutifica e gera
Eu invoco sua força neste ritual.
Poderes da Terra
Sejam bem vindos!"

Ar ao leste
"Ar que sopra a inspiração
Eu invoco sua força neste ritual
Poderes do Ar
Sejam bem vindos!"

Fogo ao sul
 "Fogo que traz calor e luz à Terra
Eu invoco sua força neste ritual
Poderes do fogo
Sejam bem vindos!"

Água ao oeste
"Água que lava e purifica
Eu invoco sua força neste ritual
Poderes da água
Sejam bem vindos"
 Claro que vocês mesmos podem criar suas próprias formas de evocação. Depois disso, voltem-se ao altar que deve estar localizado ao centro do circulo, ergam as mãos e evoquem o deus e a deusa. Um exemplo de evocação seria:
"Deusa e Deus.
Invoco sua presença neste ritual.
Estejam aqui e unam-se à mim através de meus atos e pensamentos.
Derramem suas bênçãos sobre este Círculo Sagrado.
Senhora e Senhor,
Sejam bem vindos!"
Mas seguindo o conselho quedei as evocações dos elementos, o ideal é que vocês mesmos criem seus "dizeres de evocação".
Agora o circulo está totalmente pronto para qualquer ritual, basta realizar seu ritual.

DESTRAÇANDO O CIRCULO
  Alguns preferem o termo quebrando o circulo, mas eu o acho um tanto bruto demais, então prefiro o termo destraçar. Primeiro agradeça os deuses pela ajuda e presença, alguns wiccanos gostam de oferecer oferendas como frutas e etc, depois dirijam se aos elementos da mesma forma que os evocaram: indo a sua direção correspondente de norte a oeste. Façam uma pequena reverência e agradeçam aos elementos pela ajuda e presença.
Agora como da forma inicial vocês irão com o athame ou dedo ao norte e começar a destraçar o circulo, visualizando a esfera ficando cada vez mais fina até se dissolver completamente. Enquanto faz isso você pode, como da primeira vez, pronunciar algumas palavras como: "Meu propósito está cumprido. O circulo está aberto, mas não está rompido. Que assim seja e que assim se faça, Blessed be (ou abençoado seja)!
Pronto, você já pode voltar pra sua vida normal.

0 comentários:

Postar um comentário

A Blogueira

A Blogueira
Olá! Meu nome é Chiara, mais conhecida pela internet por Hécate! Tenho 23 anos e pratico Bruxaria natural há pouco mais de 1 ano. E estudo desde meus 19 anos de idade! Criei este blog para estudos , se quiser se juntar ao meu recanto mágico venha, e estude comigo! Seja Bem Vindo(a)! <3

Divulgue nosso Blog!

Meu Grimório Mísico

Postagens Populares

Varrendo as energias negativas!

Varrendo as energias negativas!


O que é ser Bruxa...

O que é ser Bruxa...
"É gente muito estranha as Bruxas. Gente de coração desarmado, sem ódio e preconceitos baratos. Gente que fala com plantas e bichos. Dança na chuva e alegra-se com o sol. Cultuam a Lua como Deusa e lhe faz celebrações... Eh!!Gente muito estranha essas Bruxas. Falam de amor com os olhos iluminados como par de lua cheia. Gente que erra e reconhece, cai e se levanta, com a mesma energiadas grandes marés, que vão e voltam em uma harmoniosa cadência natural. Apanha e assimila os golpes, tirando lições dos erros e fazendo redentores suas lágrimas e sofrimentos. Amam como missão sagrada e distribuem amor com a mesma serenidade que distribuem pão. Coragem é sinônimo de vida, seguem em busca dos seus sonhos, independente das agruras do caminho. Essa gente, vê o passado como referencial , o presente como luz e o futuro como meta. São estranhas as Bruxas! Acreditam no poder do feminino, estão sempre fazendo da maternidade a sua maior magia e através da incessante luta pela paz!" ...E estou muito feliz por conhecer várias Bruxas, fazer parte dessa "estranheza" maravilhosa e assim, com muito orgulho, poder ser chamada de BRUXA!!!!"

Uma boa bruxa sabe mexer com oráculos! ;)

Uma boa bruxa sabe mexer com oráculos! ;)