sábado, 18 de março de 2017

Círculo Mágico

Círculo Mágico, como traçar 
★ https://wiccaartes.wordpress.com/ ★


Círculo Mágico 

O círculo mágico é um círculo sagrado criado por bruxos e magos para a realização de rituais, feitiços, celebrações neo-pagãs e wiccanas. O círculo que criamos no momento de nosso ápice da celebração é criado energeticamente e por isso, existe para a proteção de quem realiza e participa do ritual ou celebração em si de forma geral e ampla. Saiba 
que ele age como um portal para o plano das Divindades e assim, afasta as forças maléficas e atrai Divindades positivas como uma ferramenta psicológica para preparar o bruxo ou mago no estado mental correto para execução e realização correta do ritual. 

8 motivos importantes para que tracemos o circulo magico na prática da Bruxaria/Wicca: 

1- Alterar nossa Consciência: o ato de lançar o Círculo antes de um ritual altera nossas consciências, facilitando os estados de transe necessários para qualquer trabalho mágico. Fazer algo que não realizamos comumente, antes de um rito chama a atenção de nosso eu interior fazendo com que a mente se desligue do mundano e mergulhe no Divino. 
2- Estabelecer um Templo: O círculo é o verdadeiro templo do Bruxo. Nele invocamos nossos Deuses, nos conectamos com o Divino. O Círculo é tratado como um espaço sagrado, repleto de forças poderosas e divinas. 
3- Proteger: o Círculo cria um escudo de defesa contra as energias contrárias e não desejadas, internas e externas, que poderiam causar algum dano a nós ou à nossa cerimônia.
 4- Filtrar: o Círculo filtra as energias que nos cercam, fazendo com que somente as forças desejadas e úteis unam-se à nós em um rito. 
5- Poder de Concentrar: o Círculo tem a virtude de conter e manter as energias criadas e invocadas ao nosso redor em seu interior, até que seja o momento de liberá-las. 
6- Recortar um espaço entre os mundos: o Círculo Sagrado é estabelecido com o athame exatamente para recortar um espaço neste mundo para ser lançado no outro mundo. O círculo não permanece nem no mundo dos homens nem no dos Deuses e torna-se intermediário entre os dois. 
7- Criar um Ovo Akáshico: o Círculo também representa o Ovo Cósmico no ventre da Deusa. Ele carrega em si forças criadoras em potencial (nossos desejos) que germinarão e nascerão do ventre da Grande Mãe. 
8- Redefinir o Eu: através das meditações e rituais realizados em seu interior o Círculo nos impulsiona a reexaminar nossas vidas e a nós mesmos. 

Desta forma se você deseja realizar qualquer ritual é aconselhado lançar um Círculo Sagrado/círculo mágico. 

Como faço para traçar o círculo mágico? 

Primeiramente você deve escolher um espaço em que você se sinta seguro, e longe de interrupções durante o que estiver fazendo ao utilizar o círculo mágico. 

Pode ser ao ar livre ou lugar fechado? 

Depende da sua vontade e intuição. O importante é que sendo um ambiente ao ar livre ou fechado que você se sinta seguro e confortável. O importante é que seja um lugar plano e que nele você não tenha dificuldade de montar o seu altar. 

Tenho que purificar o espaço? 

Primeiro é importante você purificar o lugar fisicamente. 

Pois é através de um ambiente limpo e organizado, tem uma maior circulação de energias mais fáceis de controlar. 

Agora se for num ambiente ao ar livre, o importante é você afastar galhos, recolher folhas caídas no chão, e assim manter o local limpo para você traçar o seu círculo mágico. 

Depois disso, você vai purificar o espaço espiritualmente para que as energias que convidamos para estar conosco naquele momento do que estaremos fazendo dentro do circulo, estejam conosco. 

Posso usar um incenso para purificar? 

Você pode usar um incenso de arruda, sal grosso para purificar, acenda e passe pelos cantos do local onde será traçado o circulo mágico. 

Mas também você pode usar um borrifador com água e sal ou até mesmo agua do mar borrifando nas paredes ou em toda extensão do espaço.

Como posso determinar o meu círculo mágico? 

Alguns bruxos e magos já experientes fazem o uso mentalmente de delimitar o espaço do círculo mágico. 

Mas como aqui a grande maioria está iniciando ou tem algum tempo porém encontram-se perdidos em meios aos estudos, indico que vocês delimitem o espaço que será traçado o círculo mágico. Você pode usar com diversos tipos de materiais, mas lembrando de sempre começar a traçar no chão delimitando o espaço pelo sentido horário: 

  •  Jogando água com sal ou água do mar em formato de círculo 
  •  Com uma corda, mas para isso é importante que seja no formato de círculo e que as duas pontas se encontrem e assim você amarre as duas pontas para que se complete o círculo 
  •  Com um giz, carvão mineral para ambientes internos e Gravetos ou varinha para ambientes externos, mas ao fazer o círculo demarcando o chão tenha certeza que fechou o seu círculo 
  •  Você pode usar também elementos da natureza para criar o seu circulo como pedras por exemplo 
  •  Para ambientes externos caso seja num lugar com terra, faça uma cova formando o círculo, coloque algum óleo dentro e coloque fogo para fazer o formato de um círculo de fogo por exemplo 

Tem uma medida em específico para traçar o círculo mágico? 

O tamanho ideal é 1,50m porém se não tiver espaço suficiente para traçar um círculo nessa medida, faça um círculo que dê para você e seu altar dentro dele. 

Como faço para montar o altar? 

O altar normalmente é montado dentro do círculo mas não é uma regra. O ideal é que para o altar tenha uma pequena elevação para representação do altar, como uma mesinha, uma caixa, um banquinho por exemplo, usar um pano preto, mas esse pano preto é algo opcional.  

O que colocar em cima do altar? 

Em cima do altar, varia do tipo de ritual, feitiço que você esteja fazendo mas o importante é que seja montado esse altar no norte e que possua elementos que componha os 4 pontos cardeais dos elementos da natureza: Terra, Fogo, Ar e Água. 

Preciso de uma bússola para descobrir onde ficam os pontos cardeais? 

Sim, é importante você saber onde fica o Norte, Leste, Oeste e Sul. 

O que posso utilizar para representar cada elemento? 

TERRA – NORTE – SAL, TERRA, PEDRA OU UMA VELA VERDE 

AR – OESTE – PENA, INCENSO, VIDRO QUEBRADO OU UMA VELA AMARELA 

ÁGUA – LESTE – VASILHA OU CASTIÇAL COM ÁGUA OU UMA VELA AZUL 

FOGO – SUL – VELA NA COR VERMELHA OU VELA COM CASTIÇAL, SE VOCE TIVER TAMBÉM PODE USAR OS ASES DE UM DECK DE TAROT. 

Preciso purificar o que vai dentro do círculo mágico? 

Sim. Mas caso você já tenha os seus instrumentos mágicos para o altar, basta consagrá-lo.  

E também é importante que você também tome um banho de ervas para se purificar antes ou um banho com ervas para a intenção do que você vai fazer dentro do círculo mágico. 

Como faço para traçar o círculo mágico? 
Faça os mesmos gestos e movimentos sugeridos a seguir sem sair do lugar, apenas movendo-se ao redor de si mesmo e declarando mentalmente que está sacralizando o espaço no qual realizará seu ritual. 

Acenda um incenso e as velas que estão sobre o altar. Pegue o seu athame, varinha mágica, cabo da colher de pau ou até mesmo seu dedo indicador e dirija-se ao quadrante norte, se aproximando do perímetro do Círculo. Segure o athame varinha mágica, cabo da colher de pau ou até mesmo seu dedo indicador em sua mão de poder (aquela com a qual você escreve), aponte para o perímetro do Círculo Mágico Wicca e comece a circular a área imaginada ou delimitada no sentido horário, indo de norte à leste, sul à oeste, visualizando um Círculo de luz sendo traçado ao seu redor, enquanto diz: 

“Eu lanço este Círculo de poder para ser o meu escudo e minha ponte entre os mundos dos homens e Deuses. Eu o consagro e abençôo no nome da Deusa e do Deus”. 

Repita essa frase por três vezes e ao fim da última volta, diga: 

“O Círculo está traçado. Que assim seja!” 

Agora é hora de invocar a ajuda dos 4 elementos que residem nos pontos cardeais. Enquanto invoca cada elemento, volte seu pensamento as forças da natureza. Ao invocar a Terra pense neste elemento visualizando árvores, rochas e montanhas. Na hora de invocar o ar veja a ventania, as folhas viajando através dos ventos e assim por diante. 

Isto direcionará sua mente para aquilo que é mais sagrado a nós bruxos e magos: a natureza.   

Ainda no norte, eleve o seu athame, varinha mágica, cabo da colher de pau ou até mesmo seu dedo indicador e invoque os poderes da Terra e diga: 

“Terra, que frutifica e gera Eu invoco sua força neste ritual. 
Poderes da Terra Sejam bem vindos!” 

Dirija-se agora para o leste e elevando seu athame, varinha mágica, cabo da colher de pau ou até mesmo seu dedo indicador novamente invoque os poderes do ar dizendo:

“Ar que sopra a inspiração Eu invoco sua força neste ritual Poderes do Ar Sejam bem vindos!”
Agora vá até o sul e procedendo como das outras vezes invoque o elemento fogo:

“Fogo que traz calor e luz à Terra Eu invoco sua força neste ritual Poderes do fogo Sejam bem vindos!” 

Por último siga em direção ao Oeste, eleve o seu athame e diga: 

“Água que lava e purifica Eu invoco sua força neste ritual 
Poderes da água Sejam bem vindos!” 

Vá para os eu altar, coloque o seu athame, varinha mágica, cabo da colher de pau ou até mesmo seu dedo indicador sobre ele e eleve seus braços aos céus invocando a presença dos Deuses e dizendo:

“Deusa e Deus. Invoco sua presença neste ritual. Estejam aqui e unam-se à mim através de meus atos e pensamentos. Derramem suas bênçãos sobre este Círculo Sagrado. Senhora e Senhor, Sejam bem vindos!” 

Procedendo desta maneira seu Círculo Mágico estará traçado e abençoado. Agora você pode realizar o ritual que quiser ou usar este espaço sagrado para conversar com os Deuses, oferecer uma poesia, cantar, dançar ou meditar. 

Quando tiver encerrado seu trabalho mágico, consagre os alimentos e bebidas que fizeram parte do seu ritual. Faça uma libação aos Deuses e deposite um pouco do alimento sobre o altar em um prato especialmente preparado para esta finalidade e em seguida destrace o Círculo Mágico. 

Obs.: Libação é o ato de verter um pouco de água ou vinho no chão como oferenda em honra aos Deuses. 

Destraçando o círculo mágico: 

Toda vez que um Círculo Mágico é traçado no início de um ritual, ele deve ser destraçado ao final. Isso não só é uma forma de dispensar as energias que foram invocadas para seu ritual, mas também uma maneira simbólica de voltar à sua consciência habitual e mundana. 

Para isso você deve agradecer a presença dos elementos, da Deusa e do Deus com palavras espontâneas ou semelhantes às que seguem: 

“Deusa e Deus Agradeço sua presença e ajuda neste ritual. Abençoados sejam e sigam em paz!” 

Em seguida vá até o norte com o athame, varinha mágica, cabo da colher de pau ou até mesmo seu dedo indicador e circule por 3 vezes o espaço no sentido anti-horário indo de norte a oeste, sul, leste e norte novamente dizendo: 

“Pelo Ar que é o Sopro da Deusa Pelo Fogo que é o Espírito Dela Pelo Água que é o Seu útero 
E pela Terra que é Seu corpo O Círculo está aberto, mas não rompido. Que assim seja e que assim se faça. Blessed Be!” 

Agora vocês já sabem como fazer o traçar e destraçar o círculo mágico, mas essas palavras que são utilizadas neste exemplo que dei acima, você pode substituir por suas palavras vindas do coração, mas usando os elementos e nos pontos de forma correta. 

Lembrando que, para traçar o círculo mágico comece sempre pelo ponto Norte e ao destraçar também encerrando pelo ponto Norte. 

Porque sempre pelo ponto Norte? 

Porque é pelo ponto Cardeal Norte que segundo os celtas, que há uma conexão maior com o universo e suas Deidades. 

0 comentários:

Postar um comentário

A Blogueira

A Blogueira
Olá! Meu nome é Chiara, mais conhecida pela internet por Hécate! Tenho 23 anos e pratico Bruxaria natural há pouco mais de 1 ano. E estudo desde meus 19 anos de idade! Criei este blog para estudos , se quiser se juntar ao meu recanto mágico venha, e estude comigo! Seja Bem Vindo(a)! <3

Divulgue nosso Blog!

Meu Grimório Mísico

Postagens Populares

Varrendo as energias negativas!

Varrendo as energias negativas!


O que é ser Bruxa...

O que é ser Bruxa...
"É gente muito estranha as Bruxas. Gente de coração desarmado, sem ódio e preconceitos baratos. Gente que fala com plantas e bichos. Dança na chuva e alegra-se com o sol. Cultuam a Lua como Deusa e lhe faz celebrações... Eh!!Gente muito estranha essas Bruxas. Falam de amor com os olhos iluminados como par de lua cheia. Gente que erra e reconhece, cai e se levanta, com a mesma energiadas grandes marés, que vão e voltam em uma harmoniosa cadência natural. Apanha e assimila os golpes, tirando lições dos erros e fazendo redentores suas lágrimas e sofrimentos. Amam como missão sagrada e distribuem amor com a mesma serenidade que distribuem pão. Coragem é sinônimo de vida, seguem em busca dos seus sonhos, independente das agruras do caminho. Essa gente, vê o passado como referencial , o presente como luz e o futuro como meta. São estranhas as Bruxas! Acreditam no poder do feminino, estão sempre fazendo da maternidade a sua maior magia e através da incessante luta pela paz!" ...E estou muito feliz por conhecer várias Bruxas, fazer parte dessa "estranheza" maravilhosa e assim, com muito orgulho, poder ser chamada de BRUXA!!!!"

Uma boa bruxa sabe mexer com oráculos! ;)

Uma boa bruxa sabe mexer com oráculos! ;)