domingo, 19 de março de 2017

Dogmas e Preceitos da Wicca

Princípios da Crença pelo Conselho de Bruxos Americanos 

★ https://wiccaartes.wordpress.com/ ★

Segundo o Conselho dos Bruxos Americanos que foi constituído em Abril de 1974 e dissolvido no mesmo ano, consideram essencial definir a Bruxaria Moderna (Wicca), em termos de experiência e necessidade americanas. 

Porem, ressaltam que, não estamos limitados pelas tradições de outros tempos e de outras culturas, e que não devemos fidelidade a nenhuma pessoa ou poder maior do que a Divindade que se manifesta através do nosso ser. 

Os Bruxos americanos acolhem e respeitam todos os ensinamentos e tradições afirmativos da vida, e procuram aprender e compartilhar conhecimentos dentro do seu Conselho. E é por este espirito de receptividade e cooperação que adotaram os princípios da crença Wicca.

Por eles serem sempre inclusivos, eles não pretendem abrir-se a destruição do seu grupo por aqueles que só querem o poder por si próprio, ou pela filosofia e prática contraditória aos seus princípios. Eles enfim, tentam excluir todos aqueles que tem atitudes que sejam contrarias as deles, e que eles não negam a participação a ninguém que não esteja de forma sincera interessado nos conhecimentos e crenças que eles seguem, e por qualquer que seja sua raça, cor, gênero, idade, origem nacional ou cultural, ou preferencia sexual.

E o que eles seguem em seu Conselho é o seguinte:

1. Praticamos rituais para nos sintonizarmos com o ritmo natural das forças da vida, marcado pelas fases da Lua e pelas estações e meias-estações do ano.

2. Reconhecemos que a nossa inteligência nos dá uma responsabilidade única em relação ao meio ambiente. Procuramos viver em harmonia com a Natureza, em equilíbrio ecológico, oferecendo auto realização e consciência dentro de um conceito evolucionário.

3. Reconhecemos a existência de um poder muito superior ao que é aparente à pessoa comum. Por estar muito para além do que é vulgar, é por vezes designado de “sobrenatural”, mas vemo-lo como estando no centro do que consideramos ser o potencial natural de todos nós.

4. Vemos o Poder Criativo do Universo manifestando-se através da polaridade, como Masculino e Feminino, e que este Poder Criativo existe em todas as pessoas, funcionando através da interação masculino-feminino. Não valorizamos um mais do que o outro, sabendo que um sustenta o outro. Valorizamos o sexo como prazer, como símbolo e encarnação da vida, e como uma das fontes de energia utilizadas na prática mágica e na adoração religiosa.

5. Reconhecemos a existência de mundos exteriores e interiores, ou psicológicos, também conhecidos como Mundo Espiritual, Inconsciente Coletivo, Planos Interiores, etc – e vemos na interação e entre estas duas dimensões a base dos fenómenos paranormais e dos exercícios mágicos. Não negligenciamos uma dimensão em prol da outra, porque ambas são necessárias à nossa auto realização.

6. Não reconhecemos nenhuma hierarquia autoritária, mas honramos aqueles que ensinam, respeitamos aqueles que partilham o seu conhecimento superior e a sua sabedoria, e apreciamos aqueles que se entregam corajosamente a atividades de liderança.

7. Vemos religião, magia e sabedoria na vida como estando unidas, da mesma forma que vemos o mundo e as vidas dentro dele – uma visão e uma filosofia de vida que identificamos como Witchcraft – a Visão Wicca.

8. Auto intitular-se “Bruxo/a” não faz o/a Bruxo/a, nem o faz a hereditariedade, a coleção de títulos, graus ou iniciações. Um/a Bruxo/a procura controlar as forças dentro de si próprio/a que tornam a vida possível, de forma a viver bem e com sabedoria, sem prejudicar os outros e em harmonia com a Natureza.

9. Acreditamos na afirmação e na concretização da vida, num processo de contínua evolução e desenvolvimento da consciência que dá significado ao Universo que conhecemos e ao papel pessoal que cada um de nós nele desempenha.

10. A nossa única animosidade contra o Cristianismo, ou contra qualquer outra religião ou filosofia de vida, acontece na medida em que as suas instituições defendam a sua via como “a única via”, tentando negar a liberdade dos outros e suprimir outras formas de prática e crença religiosas.

11. Como Bruxos/as Americanos/as, não nos sentimos ameaçados/as pelos debates sobre a história da Arte, as origens dos mais variados termos, a legitimidade dos vários aspectos das diferentes tradições. Preocupa-nos o nosso Presente e o nosso Futuro.

12. Não aceitamos o conceito de Mal absoluto, nem veneramos qualquer entidade conhecida por "Satanás" ou por "Diabo", definida pela tradição cristã. Não procuramos o poder através do sofrimento dos outros, nem aceitamos que o benefício pessoal possa vir apenas da negação do benefício de outrem.

13. Acreditamos que devemos procurar na Natureza aquilo que contribui para a nossa saúde e para o nosso bem-estar.

Diante aos preceitos Wiccanos posso lhe dizer o seguinte:

Preceitos:
* Ter a lei Wiccaniana em aliança, em perfeito amor e perfeita confiança.
* Viver e deixar viver; e com justiça dar e receber.
* Três vezes o círculo traçar para os maus espíritos expulsar.
* Para o feitiço ficar atado, é preciso que ele seja rimado.
* Com doçura olhar e com carinho tocar; e falar pouco e muito escutar.
* Com a lua crescente seguir em frente, cantando e dançando a runa da bruxa feliz e contente.
* O sentido anti-horário vem com a lua minguante, e o uivo do lobisomem ecoa apavorante.
* Se a lua no céu está nova, beije sua mão duas vezes em louvor à dama que a tudo renova.
* Quando ao apogeu a lua chegar, é hora do seu desejo falar.
* Quando a tempestade do vento norte chegar, é hora de trancar a porta e o barco abandonar.
* Quando do sul vem o vento, o amor desabrocha a cada momento.
* Quando o vento oeste põe as árvores a balançar, os espíritos dos mortos não estão a descansar.
* Nove galhos no caldeirão: queime-os depressa e também com lentidão.
* Muita antiguidade a senhora árvore pode ter - não a queime para amaldiçoado não ser!
* Quando a rodar começar a girar, deixe o fogo de Beltane queimar.
*Quando a roda em Yule chegar, acenda a cabana e deixe Pã reinar.
* Cuide da flor, do ramo e da árvore com muito cuidado, pois pela senhora será abençoado!
* Onde um fluxo de água você vê, atire uma pedra para a verdade saber.
* Por maior que seja seu querer, não inveje o que o outro vem a ter.
* Toda festa é um feliz encontro, ilumine a alma e põe o coração no ponto.
* Da Lei Tríplice não se deve esquecer, pois de duas ocasiões ruins, três boas você vai ter.
* Quando o infortúnio chegar, coloque a Estrela Azul no seu olhar.
* Com o tolo nenhuma estação quer estar, e nem com os amigos ele pode contar.
* O verdadeiro amor sempre perdura, mas o falso nunca dura.
* O desígnio Wiccaniano uma boa verdade tem: deseje o que quiser, mas sem magoar ninguém!

Com relação aos princípios da Bruxaria Tradicional você pode ver:

-Paganismo;
-Politeísmo (culto específico de Deuses - sem misturas);
-Não Maniqueísta (Bem X Mal - Luz X Trevas);
- Preservação de Costumes/ Folclore;
- Raiz regional Européia;
- Magia Natural;
- Culto as manifestações da Natureza;
- Reconstrucionismo Europeu (antropologia);
- Culto não homogêneo embora restrito a Europa;
- Sem símbolo ou livro sagrado;
- De caráter iniciático.

Sobre este assunto relacionado aos princípios da Bruxaria Tradicional falarei um outro momento.

Mas lembrem-se de uma coisa, um bruxo seja ele seguidor da bruxaria tradicional, ancestral, wiccana, ele não tem uma liturgia, tem caráter cujo nossa verdade é seguidora de uma essência livre, e os nossos atos tem que afirmar sempre nossas palavras:

-Respeito a tudo e a todos;
-Acreditamos em reencarnação;
-Igualdade entre os sexos;
-Apoio a liberdade religiosa;
-Não há espaço para qualquer forma de preconceito;
-Basear-se nas estações do ano e ciclos lunares para realizar os Ritos e Festivais.
-Nunca se esquecer da Lei Tríplice: tudo que você faz, bem ou mal, voltará a ti 3 vezes mais forte para sua vida.

0 comentários:

Postar um comentário

A Blogueira

A Blogueira
Olá! Meu nome é Chiara, mais conhecida pela internet por Hécate! Tenho 23 anos e pratico Bruxaria natural há pouco mais de 1 ano. E estudo desde meus 19 anos de idade! Criei este blog para estudos , se quiser se juntar ao meu recanto mágico venha, e estude comigo! Seja Bem Vindo(a)! <3

Divulgue nosso Blog!

Meu Grimório Mísico

Postagens Populares

Varrendo as energias negativas!

Varrendo as energias negativas!


O que é ser Bruxa...

O que é ser Bruxa...
"É gente muito estranha as Bruxas. Gente de coração desarmado, sem ódio e preconceitos baratos. Gente que fala com plantas e bichos. Dança na chuva e alegra-se com o sol. Cultuam a Lua como Deusa e lhe faz celebrações... Eh!!Gente muito estranha essas Bruxas. Falam de amor com os olhos iluminados como par de lua cheia. Gente que erra e reconhece, cai e se levanta, com a mesma energiadas grandes marés, que vão e voltam em uma harmoniosa cadência natural. Apanha e assimila os golpes, tirando lições dos erros e fazendo redentores suas lágrimas e sofrimentos. Amam como missão sagrada e distribuem amor com a mesma serenidade que distribuem pão. Coragem é sinônimo de vida, seguem em busca dos seus sonhos, independente das agruras do caminho. Essa gente, vê o passado como referencial , o presente como luz e o futuro como meta. São estranhas as Bruxas! Acreditam no poder do feminino, estão sempre fazendo da maternidade a sua maior magia e através da incessante luta pela paz!" ...E estou muito feliz por conhecer várias Bruxas, fazer parte dessa "estranheza" maravilhosa e assim, com muito orgulho, poder ser chamada de BRUXA!!!!"

Uma boa bruxa sabe mexer com oráculos! ;)

Uma boa bruxa sabe mexer com oráculos! ;)